Sifu Gorden Lu



Sifu Gorden Lu executa Tan Sao na forma Sil Lin Tao



UM PARENTE DE IP MAN VIVENDO NOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Sifu Gorden Lu se considera um homem com uma missão. Único parente de Ip Man a lecionar no continente americano, ele é filho de GM Lo Man Kam sobrinho do Patriarca e por isso mesmo foi segundo ele mesmo "preparado para ser um Sifu" desde que nasceu. 

Sino americano trabalhando no departamento de Defesa dos Estados Unidos, Sifu Gorden tem acompanhado seu pai por décadas ensinando tropas especializadas em diversos continentes, estabelecendo sua escola no estado americano de Virgínia e possuindo filiais na Europa, Ásia e América do Sul. 


DIFERENTES INFLUÊNCIAS

O parentesco famoso fez com que o mestre ainda jovem pudesse ser orientado não apenas por seu pai mas por alguns dos mais famosos alunos de seu tio-avô, hoje lendário e brilhantemente retratado por Donnie Yen na franquia de filmes desenvolvida a partir de traços biográficos de Ip Man, a ponto do personagem da vida real ganhar uma popularidade que era reservada quase que exclusivamente a Bruce Lee, seu aluno mais famoso e que também através do cinema projetou o Kung Fu mundialmente como nenhum outro. 




Sifu Gorden Lu demonstra técnica de luta a partir do exercício Chi Sao com auxílio de Sifu Marcos



RESGASTE E PRESERVAÇÃO DOS MÉTODOS ORIGINAIS DO IP MAN WING CHUN

Sifu Gorden costuma dizer que não ensina técnicas de luta, mas os conceitos originais que dão origem a estas técnicas e as mantém coerentes e intercambiáveis. Há quem ensine Wing Chun a seus estudantes e só, isso é o mais comum, mas Sifu Gorden diz ser um Sifu que ensina não apenas a arte e sua tradição, mas como absorver os métodos que levarão seu estudante a ser um profundo entendedor daquilo que aprendeu a ponto de saber transmitir a arte e seu legado satisfatoriamente. Ou seja, Sifu Gorden é um Mestre que prepara Mestres.


NO BRASIL

Por iniciativa do Sifu Marcelo Florentino (Brasil), que convida em seguidas os Sifu Marcos de Abreu e Cleber Domingues para o projeto, Sifu Gorden passa a vir ao Brasil regularmente a partir do ano de 2017, passando vários dias no país a cada visita e fazendo seminários abertos para os alunos das três escolas. Nos treinamentos fechados os Sifu são apresentados aos conceitos mais profundos e menos explorados da técnica original de Ip Man, fazendo por este viés uma releitura daquilo que foi aprendido originalmente. 




Seminário em Salvador, 2018

 

Ainda de acordo com Sifu Gorden, não é possível dominar o Wing Chun se o estudante não for guiado cuidadosamente com toda atenção necessária, seguindo o método correto de aprendizado. Seu método de ensino contempla uma curiosa mistura de métodos de quando Ip Man possuía poucos alunos e podia por exemplo fazer o "lead Chi Sao" formato onde a prática era feita através de uma ininterrupta cadeia de "perguntas" e respostas que mesclavam ataques e deixava o estudante sem saber qual o próximo movimento, além de métodos modernos inspirados no esporte profissional. Dessa forma movimentos complexos são aprendidos rapidamente, não sem que sua lógica de funcionamento não seja absorvida durante o processo.

KUNG FU ANTIGO  E SEUS MÉTODOS SOBREVIVENDO À MODERNIDADE

Para que se aprenda Kung Fu não basta apenas treinar uma excruciante jornada de horas por um determinado preço para assumir uma espécie de franquia, mas há todo um processo onde o convívio e o contato com o Sifu deve ser constante. A rotina de Sifu Gorden com seus estudantes inclui além dos treinamentos físicos uma carga de conhecimento teórico e convívio no dia-a-dia, desde às refeições até passeios pós seminários. Todo lugar e situação é sala de aula. Não há outra forma mais propícia de associar as lições da luta de defesa pessoal com aquela luta cotidiana a que todos estamos submetidos. Assim sendo, além de "trocar mãos" com seus alunos ele mesmo, um a um sem intermediários, Sifu Gorden estabelece canais de comunicação via redes sociais para a tirar dúvidas, motivar e dar suporte ao seu clã em todas as áreas do Globo.

A VINDA DE SIFU GORDEN TRARÁ MUDANÇAS TÉCNICAS E CULTURAIS  PARA O WING CHUN NO BRASIL. ANÁLISE DE SIFU MARCOS

"A introdução da técnica de Sifu Gorden Lu no Brasil, somada às nossas experiências próprias trará profundas mudanças a longo prazo" diz Sifu Marcos, que treina sob sua orientação há mais de três anos, e prossegue: "Primeiro é o caráter ético-cultural. Sifu Gorden vê a si próprio como herdeiro de uma tradição familiar com poucos parentes diretos a cuidar deste legado. O nível de atenção e envolvimento dele com o treinamento de seus estudantes é sem paralelo em minha carreira. É muito difícil, por exemplo, que um mestre de Wing Chun consagrado passe um dia inteiro a praticar Chi Sao contigo. Isso difere mesmo de um padrão internacional, seja no modus operandi, seja na relação investimento-benefício. 

O outro ponto é a questão da metodologia. As técnicas são ensinadas num sistema progressivo totalmente focado na internalização dos conceitos técnicos originais do Ip Man Wing Chun. Nada fica solto, tudo tem um propósito e é feito para que a conexão entre as técnicas acompanhe o calor do combate irrestrito, justamente o ambiente para o qual a luta fora originalmente criada. Mas isso é feito se valendo também de recursos modernos como o método desportivo, uma vez que ao lado do Wing Chun Sifu Gorden também foi atleta de tênis de mesa. Não é como dar uma bola e dizer aos alunos para jogar, ensinar alguns truques esperar que tudo corra bem numa partida. São movimentos altamente especializados, treinados de forma tática com objetivos e metas previamente estabelecidos. 

Isso resulta na obediência a um dos pilares do Wing Chun que é questão do tempo: ao invés de repetir milhares de vezes o combo "A" ou "B" e assim por diante por meses ou anos, entrando numa luta invencível para ter uma dezenas de movimentos decorados, ter o core como princípio faz com que você tenha a possibilidade de treinar menos vezes para atingir o mesmo resultado e, de quebra, ter a capacidade para criar no calor do momento, o diferencial que faz o Wing Chun ser tão importante para o campo do pensamento da defesa pessoal."