O família kung fu é feita de laços que extrapolam parentesco, cultura, cor, raça, sexo, cor, credo, visão política, nacionalidade e religião. Seus feitos ecoam pela eternidade.
COMO SURGIU
Nascida no ano de 2001, a Brazilian Wing Chun Academy não surgiu como uma ideia de escola comercial de artes marciais, mas da necessidade de Sifu Marcos, então estudante "de portas fechadas" de Sifu Li Hon Ki (1952-2016) ter mais parceiros jovens e fortes para treinar com a frequência necessária para atingir a tão sonhada mestria nesta nobre arte chinesa.
APENAS UM NOME?
O nome não foi dado ao acaso; ele surgiu naturalmente, resultado das constantes interações e treinamentos com mestres de Kung Fu, Muay Thai, Boxe, Capoeira, Judô, BJJ e MMA. Este ambiente de troca de ideias e sopapos deu num primeiro momento uma resposta à lacuna que Sifu Marcos sentia todas as vezes que tinha de usar Wing Chun um pouco fora do escopo para que foi supostamente criado ou adaptado, a defesa pessoal, a partir de movimentos de forte influência militar.
WING CHUN, BRIGAS DE RUA, ESPORTE MODERNO E DEFESA PESSOAL
O Wing Chun ficou famoso nas ruas de Hong Kong durante os anos sessenta do século passado, quando os alunos de Ip Man, a grande maioria adolescente, começaram a enfrentar praticantes de outros estilos de Kung Fu nos chamados Gong Sao (Falar com As Mãos), desafios mano a mano, em que começaram uma grande rivalidade com os praticantes de Choy Lee Fut, estilo dominante nestes confrontos.
À medida que os estilos de Kung Fu tradicional foram se adaptando às competições esportivas ao longo das décadas, foi ficando claro - quer gostem, quer não - que o Wing Chun não tomaria tal caminho tão facilmente, justamente por algumas de suas características de funcionamento originais.
Hoje a linguagem esportiva dita uma parte importante do aspecto da defesa pessoal no que diz respeito a dois homens brigando desarmados em uma disputa mais ou menos equilibrada, e se não contempla todas as possibilidades na área, não pode ser ignorada por artistas marciais sérios.
HISTÓRIA DE VIDA E BUSCA PELA MESTRIA
O envolvimento de Sifu Marcos com as competições ele mesmo teve uma curta carreira devido às lesões, falta de equipe e mesmo uma adaptação competitiva para o cenário. Entretanto o mestre não apenas tem orgulho de sua incursão nesta seara como ela lhe deu bases para dar a chance que não teve a seus alunos de, através da possibilidade de competir, ter melhor condições de avaliar do ponto de vista físico e do equilíbrio emocional situações de tensão e risco físico na vida cotidiana.
Hoje Sifu Marcos é um treinador e analista em lutas conhecido tanto no amadorismo quanto entre treinadores e atletas profissionais. Numa parceira com o preparador físico especializado Leonardo Chamusca, nomes mundialmente conhecidos como Everton Teixeira, Hugo 'Wolverine" Viana, Antonio Carlos "Cara de Sapato Jr.", Roberto Corvo e Virna Jandiroba já passaram por nossa escola.
COM A FAMÍLIA DE IP MAN
Nesta fase da carreira líder da Brazilian Wing Chun Academy tem estado em treinamentos intensivos com o Sifu Gorden Lu, filho de Grão Mestre Lo Man Kam e sobrinho-neto do Patriarca Ip Man, para se aprofundar nos conceitos mais profundos da arte do Wing Chun, treinando horas por dia para não apenas atingir seu ápice técnico como praticante mas para ampliar e variar o jogo da escola que surgiu do sonho de um garotinho em ser mestre de Kung Fu.
Redes Sociais