Brasão de armas da Brazilian e seu simbolismo no Wing Chun



 INTRODUÇÃO

Na figura que encima este texto podemos ver o símbolo atual de nossa escola. Simples, ele reflete valores e tradições associados ao Wing Chun, um estilo que não se pretende superior ou completo em comparação com os demais, mas algo feito para dar ao praticante capacidade de adaptação a qualquer tipo de agressão à sua integridade física e mental, partindo de elementos psicomotores e culturais que são universais e mesmo presentes em seu dia a dia. A partir da própria análise desta figura podemos descobrir características desta arte marcial, tal como ensinada em nossa escola. Uma logo não deve ser apenas uma figura visualmente agradável mas conter uma verdade intrínseca daquilo que representa. Se surpreenda com os signos contidos na figura e o quanto ela pode nos contar sobre o sistema Wing Chun. 


CÍRCULOS MAIOR E MENOR

Representam, no Kung Fu, adaptação dos elementos técnicos teóricos e mesmo as combinações de luta da forma que são treinados simbolicamente nas formas (como os 'Kata' do Karatê, 'Tao Lu' no Kung Fu) de armas e mãos livres (Círculo Maior) e para sua aplicação prática em combate livre, ou seja a adaptação para a realidade (Círculo Menor). O círculo é a forma como se dispõe a matéria e circula a energia no universo, e assim também as técnicas de luta devem acompanhar esse fluxo de energia para funcionar bem. 


SIMBOLISMO DO TRIÂNGULO INSERIDO NO CÍRCULO

Na nossa logo tanto as facas quanto o nome da escola e as folhas estão dispostos triangularmente. Na numerologia do taoísmo os números um, dois e três geram todas as possibilidades; de forma análoga, também simbolizam o processo de produção de cultura, tais como a ideia ocidental de relação entre tese, antítese e síntese. No Kung Fu você deve se abrir para receber o conhecimento, internalizá-lo e finalmente "esquecê-lo" ou seja, torná-lo natural a ponto de expressá-lo sem perceber, sem parecer "tentar" algo. 

No Wing Chun a forma (Kuen To, Tao Lu), Chi Sao (Braços Colados), exercícios simbólicos são correspondentes à "tese", ou seja,  a teoria; bases e técnicas de luta a antítese, uma interpretação que expressa e ao mesmo tempo limita e organiza a teoria no mundo real; e, finalmente, a luta livre a "síntese". Na expressão física das técnicas a ideia de triângulo também está muito presente, seja usando os princípios da física (como o plano inclinado para defletir a força que chega em defesas como o clássico Tan Sao (que não é exclusividade do wing chun mas encontrada em diferentes estilos de kung fu e karatê). Assim sendo, da mesma forma que muitos estilos de origem militar ligados à movimentação de armas brancas, como Kalli, Krabi Krabong e outros, o Wing Chun tem um trabalho de pernas e posições de braços que copiam a forma de triângulos variados que por sua vez se inserem em trajetórias circulares maiores, ou cíclicas. Assim sendo, quando um praticante gira os braços com seu parceiro em Chi Sao, as defesas são triangulares, mas eles descrevem uma forma circular dos giros que conduzem a dinâmica corporal. 

As fases de aprendizado também seguem sequências de três fases complementares: A trilogia fundamental, de mãos livres, e a trilogia superior, que usas implementos como boneco de madeira e armas. 


AS FACAS DE OITO CORTES

Estas facas são o último nível de aprendizado no Ip Man Wing Chun e são tidas como símbolo da independência técnica em mestre e discípulo. Neste ponto o praticante já tem seu próprio estilo, maneira de expressar aquilo que aprendeu. O acesso a este conhecimento é reservado àqueles que tem as qualidades morais para representar o legado daquele que ensina bem como o de todos que vieram antes dele. É uma grande responsabilidade usar estes símbolos. 

A posição das facas indicam disposição para a luta, por isso tem suas áreas de corte voltadas para fora, simbolizando a natureza agressiva e angular de sua defesa. Entretanto, estas facas não são especializadas em furar, mas picotar. Isso é um indicativo não apenas técnico, mas da natureza defensiva do sistema; não é preciso necessariamente matar o oponente, mas fazer o necessário para cessar a agressão. 

As facas, embora com potencial mais destruidor que as mãos livres, usam os mesmos elementos defensivos e ofensivos, e funcionam sob as mesmas teorias, de forma que os conceitos como por exemplo o de Defesa e Ataque Simultâneos fazem com que as facas, gêmeas, alternem seu papéis, entre defesa ataque; desta forma elas também representam energias opostas e complementares, como a Garça (positivo) e Serpente (negativo), Yin e Yang, noite e dia, suavidade e agressividade. 


A FOLHA, SÍMBOLO DA FAMÍLIA IP MAN 

A partir do meu atual comprometimento como estudante de Sifu Gorden Lu, sobrinho-neto do Patriarca Ip Man e filho de GM Lo Man Kam, fui autorizado a usar este brasão de armas em seu símbolo. Com isso marcamos ainda mais nossos laços com o clã que construiu nosso conhecimento, honrando nossos antepassados, exibindo-o com orgulho e defendendo-o com nossa técnica, postura e atitudes no nossa Floresta Marcial (Mo Lan).  


NOME E DESIGN EM BROCHE 

O nome Brazilian Wing Chun Academy designa a missão de preservar essa arte marcial chinesa na terra da luta e desenvolvê-la no mais alto nível para as próximas gerações. O efeito visual tridimensional faz com que a logo ganhe um formato de escudo. No Wing Chun tanto as facas quanto defesas como Tan Sao e Gahn Sao, por exemplo, fazem as vezes de escudo, enquanto a mão livre faz o ataque simultaneamente sempre que possível. Por princípio, em nossa arte marcial todo ataque tem antes de mais nada uma função defensiva, o foco não é atingir sobretudo mas não ser atingido, expressando o mais nobre objetivo desse sistema marcial chinês e seu comprometimento com ideais de não violência e defesa do mais fraco. 












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