MEU TIO, GRÃO-MESTRE IP MAN




 

Por Lo Man Kam


Grão-mestre Ip Man numa rara foto de terno

O nome real de Ip Man era Ki¹ Man. Ele era nativo de Foshan em Kwangtung. Ele era o segundo filho nascido na família, vivendo na Fook Yin Road nos Mulberry Gardens de Foshan. A família dele é bem conhecida naquela área. Ao lado da sua casa está a famosa casa de chá de Foshan, Tou Yun Gue. Também ao lado está a famosa padaria, Gow Hing Long. As casas de Mulberry Gardens são muito grandes, E Mulberry Gardens ele mesmo é muito largo e bem conhecido em Foshan. Eu nasci em Foshan e cresci lá. Minha mãe era irmã de Ip Man. Durante a Segunda Guerra mundial e a ocupação japonesa de Hong Kong, eu fui a Foshan para viver com meu tio em Mulberry Gardens. Neste período, eu conheci e estudei com meu tio todos os dias. Minha mãe me contava regulamente das conquistas do tio Ip na luta. Enquanto jovem isso me inspirava, especialmente em vista do tempo difícil no qual estavamos vivendo. 

Com a idade de sete anos meu tio se tornou um dos estudantes do Mestre Chan Wah Sun. Mestre Chan era velho neste tempo e raramente ensinava os estudantes ele mesmo. Ip Man era o seu último estudante. Desde que Ip se tornou seu estudante de portas fechadas², Mestre Chan desenvolveu um grande gosto por ele. Os estudantes mais velhos colegas de Ip Man, Ng Choun Su, Lar Ru Chi e Chan Ru Man, todos tomaram conta do jovem Ip Man. A mensalidade de mestre Chan era muito alta. Cada estudante tinha de pagar algumas onças de prata. O homem comum naquele tempo não poderia pagar aquele preço, então os estudantes de mestre Chan contavam apenas com adolescentes. Este também é o motivo pelo qual Wing Chun é conhecido como Kung Fu de gente rica³. Seis anos depois mestre Chan estava próximo da morte. Antes que ele morresse, ele ordenou seu estudante Ng Choun Su ensinar seus estudantes mais novos. Mestre Ip Man seguiu seu colega de classe mais velho por três anos. Com a idade de dezesseis anos, mestre Ip foi a Hong Kong para estudar inglês no St. Steven's College. Lá ele foi apresentado por um colega de classe ao segundo filho do mestre Leung Jan, Leung Bik. Os dois estudaram juntos por três anos e aperfeiçoaram a arte do Wing Chun. 

Dentre seus colegas estudantes, Ip Man se deu bem com Yun Ke San, o qual era estudante do Sr. Ng Choun Su. Ambos Ip e Yun eram da mesma idade e frequentemente passavam tempo juntos. Enquanto estava na casa de Ip Man, Mr. Yun conheceu o filho de Ip Man, Ip Chun. Sr. Yun estava muito impressionado com Ip Chun, então ele o ensinou a primeira forma do Wing Chun, "Shao Lin Tao"


Ip Man e seu filho Ip Ching


Durante os primeiros anos da República da China, Foshan tinha um festival anual chamado "Autumn Scenes". Num ano Ip Man e sua esposa foram assistir ao festival. Enquanto lá estavam, um oficial militar tentou tirar vantagem da Senhora Ip. Naquela época, Ip Man estava usando um longo vestido com sapatos de pano. Sua estatura não era alta, ele parecia mais um cavalheiro do que um lutador. O oficial calculou que ele fosse fraco e indefeso, então ele se tornou mais ousado e ofensivo. Meu tio imediatamente recorreu a "defesa e ataque simultâneos" técnica do Wing Chun, e o oficial foi jogado ao chão imediatamente. Então o oficial puxou seu revólver mas meu tio agarrou o tambor e usou a força do seu polegar para quebrar o gatilho, tornando-o inútil. Quando os japoneses ocuparam Foshan, a polícia militar ficou sabendo da reputação de Ip Man e o convidaram para torná-lo seu treinador. Mas ele recusou por suas convicções morais. Isso irritou grandemente os japoneses, até o ponto em que eles ordenaram outro mestre de Kung Fu, de sobrenome Leung, que desafiasse Ip Man. Ip Man aceitou apenas após ter sido interpelado várias vezes. Mestre Leung Pensou que seu soco era muito potente e o usou contra mestre Ip. Ip Man imediatamente executou "Base do Cavalo e Kwan Sao" do Wing Chun para se defender, e então se virou e chutou Mestre Leung ao chão. Após esta ocorrência, Ip Man deixou Foshan devido ao aumento da pressão que os japoneses colocaram nele. Entretanto, ele continuou ajudando o governo chinês a suprimir os japoneses. Após a resistência japonesa, Tio Ip não ensinou Wing Chun, mas trabalhou no departamento de polícia. 

No sentido de livrar a área do mal e proteger as pessoas, Mestre Ip resolveu muitos crimes, incluindo o roubo da Foshan Sar Ton Fon Street, e pegou o ladrão no Sing Ping Theater. Mestre Ip continuou em sua posição como lider da patrulha militar de South Kwang Chow até o colapso da China Continental

Com o continente perdido, meu tio deixou Foshan por Hong Kong. Lá ele foi introduzido ao Senhor Lee Min, quem mais tarde ajudou Ip a estabelecer uma escola de Wing Chun na Mess Union em Da Nan Street, em Kowloon. No começo, os seguidores eram Lee Min, Leung Chan, Lou Yue e eu mesmo. Nós tínhamos não mais que dez estudantes. Senhor Lee era não apenas estudante mas um bom amigo do meu tio. Mais tarde, Shu Sun Tin e Yip Bue Shing também seguiram meu tio. Os estudantes continuaram aumentando até o ponto que em 1954 Mestre Ip Man deixou a Mess Union para estabelecer um instituto de Kung Fu em Hia Ten Street, Deep Water Bay, Kowloon. Os outros estudantes e eu seguíamos como o habitual. Neste tempo, o tio tinha de sair duas ou três vezes na semana para ensinar os estudantes de um sindicato em Holly-wood Road e Tai Wong Temple na Queen's Road, East Wanchai. Os estudantes continuaram aumentando, então o tio moveu o instituto de Hia Ten Street para Lee Da Street Jenwou Village então para Hing Yip Building. Mas ele não fazia propaganda aberta para conseguir estudantes. Alguém teria de ser apresentado ou conhecer um seguidor. Bruce Lee foi apresentado por Mr. Cheung Jwo Hing¹ para aprender Wing Chun qual o instituto era na Lee Da Street. 

O modo da instrução de Ip Man dependia de degrau de conhecimento de cada estudante, habilidade natural, hábitos pessoais e interesses. A grande inovação de Ip Man foi personalizar a instrução fazendo cada progresso do estudante depender de seus próprios hábitos e vontade de ser bem sucedido. A força que Ip Man tinha com mais de setenta anos não era menos que a de um homem jovem. Cerca de nove anos antes, roubos ocorriam com frequência em Hong Kong. Uma noite quando Ip Man estava andando, dois bandidos com facas tentaram roubá-lo. Isso exigiu apenas uns poucos chutes de Ip Man para tirá-los do caminho. Meu tio encorajou-me em 1956 a viajar para Taiwan e estabelecer um clã de Wing Chun lá. Além disso, eu recebi um patrocínio do Presidente Chiang Kai-shek neste sentido. Eu estava então representando o povo jovem de Hong Kong. Comecei a sentir saudade do meu lar em Hong Kong e tentei retornar, mas meu tio me repreendeu por voltar. Ip Man pensou que isso era uma chance grande demais para deixar passar. Em 1960 meu tio me ordenou fazer meu lar permanente em Taiwan, e eu tenho permanecido aqui desde então. Eu retornei a Taiwan para servir o meu país me inscrevendo numa escola militar e aprendendo a arte da guerra como comandante de campo. 

Grão-mestre Lo Man Kam


Eu sou o único Sifu de Wing Chun licenciado em Taiwan, e tenho como um dos meus estudantes o neto do Presidente Chiang Kai-shek. Agora que eu penso sobre isso, eu entendo que a intenção de Ip Man mandando-me de volta a Taiwan era que eu deveria me devotar a este pais e manter o Wing Chun prosperando aqui. Seu desejo hoje esta sendo cumprido, pois há franceses, americanos, ingleses, sul-africanos, australianos, africanos orientais, alemães, israelenses, canadenses, poloneses, belgas, sauditas, turcos, tailandeses, noruegueses, húngaros e muitos outros estudantes aprendendo aqui. Durante as competições asiáticas e mundiais de kung fu, os membros do time de esportes do Wing Chun têm recebido altas honras, assim ajudando o estilo Wing Chun a prosperar ao redor do mundo. Por causa das minhas obrigações em Taiwan, eu não fui capaz de comparecer ao funeral do meu tio. O que as pessoas de fora de nossa área nunca entenderam é que os autênticos discípulos de Ip Man, tais como eu mesmo, eram os únicos com o direito de vestir uma tira preta de luto¹¹ em suas cinturas. Estudantes indiretos tinham direito apenas de usar tiras pretas ao redor de seus braços. Desde a morte de Ip Man, a confusão relacionada a todos os assuntos associados ao Wing Chun continuou a se expandir. 

Eu escolhi respeitar a ética tradicional chinesa e a memória de meu tio evitando discussões e conflitos com todas aquelas pessoas que reclamam ser a nova liderança do Clã do Wing Chun. Meu tio ensinou que Wing Chun não está a venda. Estudantes podem se inscrever para aulas, e cada estudante pode tomar sua própria decisão sobre qual expoente ensina o estilo mais adequado para ele. 


A Lo Man Kam Wing Chun Federation hoje está presente no mundo inteiro graças ao conselho de Grão-mestre Ip Man


____________________

Notas do tradutor:

1. Seu nome completo é Ip Kay Man, Ip é o sobrenome de família. Vários nomes neste artigo estão romanizados de forma diferente das quais os principais mestres são mais conhecidos mundialmente, na tradução para o inglês. 

2. Diz-se do aluno que estuda com um Sifu cuja carreira pública já se tenha encerrado. O termo também é usado para designar estudantes particulares.

3. Ter tutores para estudar caligrafia, clássicos literários e artes marciais era corrente entre as familias abastadas daquele período. 

4. Ng Chung So treinou alguns daqueles que viriam a ser mestres de diferentes ramos de Wing Chun em Foshan. 

5. Yuen Kay San, um dos Três Heróis do Wing Chun.

6. Sil Lin Tao.

7. Ji Fu, vestimenta tradicional que já estava caindo em desuso mas ainda vista em ocasiões solenes. 

8. Sapatilhas daquelas que vemos nos filmes de Kung Fu

9. Com a vitória dos comunistas liderados por Mao Tse Tung, muitas pessoas com altos cargos no governo deposto fugiram para Hong Kong e Taiwan.

10. William Cheung.  

11. De fato, o autor deve ter colocado "preto" para um melhor entendimento do leitor ocidental, mas na realidade estas (faixas) tiras, são de cor branca, que é a cor do luto para muitos povos do oriente. 


Agradecimento: Ao nosso Sifu Gorden Lu por ter sugerido e autorizado através de GM Lo Man Kam a tradução e divulgação pública deste deste texto. Isto é uma prova que os alunos de Sifu Gorden (os Sifu: Marcos Abreu, Marcelo Florentino e Cleber Domingues) tem reais laços com a família de Ip Man e que esta confirma ter por eles seus interesses representados no Brasil. 






Postar um comentário

1 Comentários

  1. Desde 2010 acompanho os posts do Sifu Marcos Abreu e tenho grande prazer em aprender sobre essa arte maravilhosa, que graças ao esforço e dedicação do Sifu e sua incessante disciplina em seu aprofundar só leva a arte a níveis mais altos.
    Com grande admiração,
    Bruno Andrade de Britto.

    ResponderExcluir
Emoji
(y)
:)
:(
hihi
:-)
:D
=D
:-d
;(
;-(
@-)
:P
:o
:>)
(o)
:p
(p)
:-s
(m)
8-)
:-t
:-b
b-(
:-#
=p~
x-)
(k)